terça-feira, 19 de maio de 2009

Laboratório de Direito já atendeu mais de 5 mil casos até Maio



Texto: Chandra Santos – 3º período

O Laboratório de Direito do Campus Tom Jobim superou a marca dos cinco mil atendimentos este ano. Para sermos mais precisos, até o último dia 8 de maio chegou a 5.467 nas áreas civil, criminal (Jecrim), previdenciário e trabalhista. A galera, que não brinca em serviço, é comandada pelo coordenador de estágio Sérgio Ricardo Ferreira Martins, no amplo espaço de atendimento localizado no térreo aqui no campus. Segundo o professor Sérgio, o estágio é obrigatório a partir do sétimo período e os alunos devem cumprir uma carga horária de 300 horas, no mínimo. O mestre alertou que o estágio é um passo importante para o ingresso no mercado de trabalho, citando como exemplos, dois ex-estagiários que começaram muito bem na carreira: um foi aprovado no concurso para Advocacia da União e o outro é Delegado de Polícia em Minas Gerais.
“A prática no laboratório é importante, pois aperfeiçoa o que foi aprendido em sala de aula com casos reais. No estágio, o aluno ganha raciocino lógico, jurídico e a experiência de advogado”, afirma Sérgio, há nove anos na Estácio.
A reportagem do Paredão foi ao local e constatou que o ambiente é profissional, com os alunos levando a sério suas atividades. Também, não podia ser diferente: interesses verdadeiros estão em jogo e qualquer vacilo pode significar prejuízo para alguém. “O contato com o assistido (parte interessada) aumenta a responsabilidade do estagiário em advocacia. Muitos saem prontos para o mercado de trabalho. Tenho o costume de comparar nosso estágio com a residência médica. A responsabilidade é muito grande” salientou o professor Sérgio.


Criação da Sala de audiência e mediação


O coordenador de estágio do laboratório de direito destacou a criação da sala de audiência e mediação. Através dela, o estagiário também pode atuar na mediação de conflitos, o que proporciona uma experiência a mais. Muitas vezes as partes chegam ao laboratório em clima de antagonismo e saem com um bom acordo firmado, bom para os dois lados da questão. Até o dia 8, o laboratório contabilizou 721 estagiários, 54 audiências realizadas e 1.124 ações propostas. Ano passado foram realizados 20. 613 atendimentos e, do jeito que as coisas vão, esse número poderá ser batido em 2009.

Vale lembrar que o laboratório só atende moradores que recebam até cinco salários mínimos e que residam na Barra, Recreio, Vargem Grande, Vargem Pequena ou Jacarepaguá.