sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ RECEBE O GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO






Sérgio Cabral Filho foi o palestrante do projeto "Aula Nacional"

Graça Paes - 8º período de jornalismo

Fotos: Diego Bellizzi e Genílson Araújo

Na noite de quarta-feira (02/09), o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ), foi o convidado do projeto "Aula Nacional" da Universidade Estácio de Sá. O evento reuniu cerca de 400 pessoas no auditório do campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca, RJ. Além do governador também estavam presentes, o diretor presidente da Estácio Participações, Eduardo Alcalay, o diretor do núcleo Barra, Juarez Moraes, alguns membros da diretoria e vários professores da instituição.
Já participaram do projeto o economista e ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, o senador Cristovam Buarque, o secretário de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, Joaquim Levy, e o cantor e ex-ministro da cultura, Gilberto Gil.

Durante a aula, que foi tele-transmitida para 16 estados brasileiros, o governador do Rio contou sua trajetória política, abordou diversos temas e esclareceu dúvidas dos presentes, relacionadas ao seu governo.


Carreira Política

Sérgio Cabral Filho ingressou na vida pública quando assumiu a Diretoria de Operações da TURISRIO - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Foi Deputado Estadual, presidente da ALERJ e Senador. Desde 2006 é governador do estado do Rio de Janeiro. "Ser governador é uma honra, mas dá trabalho pra burro", declara Sérgio Cabral. Na política seus pilares são o Direito do Consumidor, a Terceira idade, a Cultura e o homossexualismo.


Carreira Jornalística

É jornalista por formação e trabalhou na área por algum tempo. Segundo o governador, por ter sido criado num ambiente de intelectuais, sua opção pelo jornalismo veio da admiração pelo trabalho de seu pai, o jornalista Sérgio Cabral. "Esse mundo da comunicação sempre me fascinou, e ver meu pai em frente às câmeras e na máquina de escrever, influenciou o meu gosto pela leitura, pela política e pela informação", declarou Cabral.


Diploma de jornalismo

O governador deixou claro, que não foi a favor da não-obrigatoriedade do diploma, para exercício da função de jornalista. "A formação é essencial. Para mim foi muito importante passar por uma universidade. Não tenho nada contra as pessoas que escrevem colunas ou colaboram para alguns veículos de comunicação, mas o repórter, aquele que vai atrás da notícia, que apura, tem que ter a formação específica", defende Cabral.
Relação com a Estácio

"Eu acompanho a Estácio desde o seu início e a instituição também acompanha a minha carreira, desde o princípio. Fiz até parte da Rádio da Universidade quando eu tinha 23 anos. Hoje, fico feliz de ver a Estácio se tornar uma instituição notável e de repercussão internacional, com mais de 200 mil alunos pelo Brasil. A Estácio é o orgulho do Rio", declara o governador.

Pré-sal
"O pré-sal é uma descoberta extraordinária para o Brasil. O Rio de Janeiro e o Espírito Santo são estados produtores e agora São Paulo também passa a ser. Hoje a União fica com 50% dos royalties e da participação especial, 40% é repassado ao estado e 10% é destinado aos municí-pios. Esses 50% que são da União, que já é um volume importante de recurso, o governo federal usa como desejar, mas tirar ainda mais do estado é que a gente não aceita. O Rio de Janeiro tem R$ 15 milhões de habitantes e contas a pagar. E eu não vou admitir que retirem dinheiro do meu Estado", afirma Sérgio Cabral.